Conviver com Psoríase
 
Fonte: cortesia da PSORIERJ www.psorierj.org.br
 
 

Evitar o stress, por ter o indivíduo sob tensão uma piora do quadro, normalmente; raspar as lesões. O fato de as rasparmos poderá fazer piorar, já que é sabido que o traumatismo é um dos fatores ocasionadores da patologia (pode ocorrer em cicatrizes) . Igual a raspar é arrancar as “casquinhas”; bebida alcoólica. Também neste caso poderá ocorrer piora;
anti-maláricos.

Estas medicações promovem uma proteção do sol nos que as ingerem, e, também é sabido que os psoriáticos pioram no inverno, pela ausência do sol, que é inclusive usado em algumas situações de terapia; beta-bloqueadores. São drogas utilizadas para tratamento da hipertensão arterial, entre outras. anti-depressivos.

São drogas que induzem a uma situação de stress relacionados ao anterior do uso da droga. Entre todos, o de pior resultado seria o Lítio, que quando desencadeia o quadro, é de péssimo diagnóstico; interferon. São medicações de uso muito restrito, e, um deles poderá ser usado com bons resultados, o B1.

Todos os outros poderão ocasionar piora; o que tem sido observado e também comprovado que o sol permite melhorar o estado da psoríase (mas nos horários permitidos). Aproveite os dias de Sol para expor as regiões doentes da sua pele, mas evite as queimaduras que poderiam vir a provocar outros problemas; não utilizem o bronzeamento artificial como opção, pois seus efeitos ainda são desconhecidos pelos médicos, tendo causado até câncer em muitas pessoas.

Então na dúvida, opte pelo sol natural, os horários benéficos; coçar as placas só serve para “auto manter” a doença. Evite também os contatos com roupas irritantes que favorece a aparição de placas nos indivíduos predispostos; não interrompa se você estiver em tratamento, logo que a pele tenha retomado um aspecto quase normal, expõe-se a uma recaída na maior parte dos casos mais severa; em caso de recaída, não espere que as placas se apresentem muito espessas para retomar o tratamento; evite os traumatismos físicos; trate as doenças infecciosas; controle os níveis de ansiedade; uso prolongado como corticóides.